Coronavírus: bloqueio sanitário nas entradas da cidade

25/3/2020
Dentre várias medidas de enfrentamento ao novo coronavírus que estão sendo adotadas em Salto do Lontra, a Secretaria Municipal de Saúde juntamente com outros Departamentos estará realizando a partir desta quarta-feira, 25, blitz em três pontos da cidade. Nas saídas para Nova Prata do Iguaçu, Dois Vizinhos e Santa Izabel do Oeste sentido ao trevo de acesso à Nova Esperança do Sudoeste.
Estão sendo repassadas informações e orientações, também está sendo feita triagem de bloqueio sanitário, como já havia ocorrido sábado, 21.
A Secretária de Saúde, Elaine Gonçalves destacou esta ação. “Continuamos com as ações de combate ao coronavírus e iniciamos na manhã desta quarta feira, as barreiras sanitárias envolvendo Secretaria de Saúde e demais setores da Administração Municipal. As equipes estão fazendo abordagem dos veículos com o objetivo de monitorar quem está entrando na cidade, ter o controle das pessoas que estão chegando para permanecer na cidade, e dessa forma as vigilâncias, sanitária e epidemiológica, possam realizar o monitoramento” e acrescentou “pedimos as pessoas das cidades vizinhas que evitem vir visitar parentes ou amigos em Salto do Lontra, também fazer compras em supermercados. Também pedimos aos nossos munícipes que evitem ir visitar parentes e amigos nas cidades vizinhas, principalmente os idosos. Sabemos que é difícil ficar somente em casa, não ter contato social, mas nesse momento é a melhor forma de prevenção. Contamos com a compreensão e ajuda de todos para evitar a propagação do vírus em nosso município. Também pedimos que procurem as unidades de saúde somente em casos de realmente necessidade e sigam as orientações de prevenção dos profissionais da área da saúde” disse.
A Secretaria de Saúde de Salto do Lontra disponibiliza dos seguintes números de telefone para atendimento sobre coronavírus. (46) 9-9125-6151, 3538-1120, 3538-1523 ou 3538-1180.
SINTOMAS
Os principais sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, são semelhantes ao de um resfriado, como febre, congestão nasal, coriza, dor de garganta, tosse seca, dificuldade para respirar e insuficiência renal nos casos mais graves. Esses sintomas, geralmente, são leves e evoluem gradualmente. Caso apresente os sintomas, é importante procurar ajuda médica imediata para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.
FORMAS DE PREVENÇÃO
Alguns cuidados básicos ajudam a reduzir o risco de contrair ou transmitir o novo coronavírus: lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão ou álcool em gel, incluindo os pulsos, entre os dedos e embaixo da unha; limpar os objetos mais manuseados com álcool em gel; manter os ambientes sempre ventilados e arejados, e cobrir a boca e o nariz com o braço ou um lenço descartável ao tossir ou espirrar. As máscaras devem ser utilizadas apenas por quem já apresenta os sintomas da doença ou tiver contato com pessoas infectadas.
Também é importante não compartilhar objetos pessoais, como toalhas, talheres, canetas e celulares; evitar lugares com muita concentração de pessoas; não tocar o nariz, olhos e boca antes de lavar as mãos e não cumprimentar as pessoas com abraços, beijos e apertos de mão.
TRANSMISSÃO
A transmissão do coronavírus costuma ser pelo contato com pessoas infectadas, por meio de secreções como gotículas de saliva, espirro tosse ou catarro. O vírus pode se disseminar por meio do toque ou aperto de mão ou pelo contato com objetos ou superfícies contaminadas, como aparelhos eletrônicos, talheres, notas de dinheiro, entre outros.
SITUAÇÃO NO MUNICÍPIO
De acordo com a Secretaria de Saúde de Salto do Lontra, até a manhã desta quarta-feira, 25, não havia sido registrado nenhum caso de coronavírus no município.



Página Anterior