Começa campanha de vacinação contra gripe

24/3/2020
Começou nesta segunda-feira, 23, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. De acordo com Ministério da Saúde, nesta primeira etapa os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde.
Em Salto do Lontra, de acordo com a Secretária de Saúde, Elaine Gonçalves, a vacinação está ocorrendo da seguinte forma. “A vacina está sendo aplicada na parte externa da Unidade de Saúde do bairro Colina Verde. Para os idosos que chegam de carro a profissional de saúde vai até o veículo para aplicar a vacina e os demais são orientados a manter distancia mínima de 150 centímetros entre um e outro. Também pode ser informado o nome e endereço do idoso para a equipe de saúde que estará se deslocando até as residências para aplicar a vacina conforme a disponibilidade da equipe. Qualquer nova informação será divulgada através do rádio” disse.
A etapa seguinte terá início no dia 16 de abril, com o objetivo de vacinar doentes crônicos, professores e profissionais das forças de segurança.
A última fase, que começa no dia 09 de maio, dará prioridade a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos até o dia 22 de maio.
O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece em 09 de maio.
A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus. No entanto, em virtude da pandemia de Covid-19, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o coronavírus, já que os sintomas são parecidos.
Segundo o ministério, casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados pelo mundo em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.
TÉRMINO DAS PRIMEIRAS DOSES
Nesta terça-feira, 24, terminaram as primeiras doses que foram enviadas ao Município. De acordo com a Secretaria Municipal de saúde, nos dois primeiros dias houve uma grande procura pela vacina. Ainda segundo a pasta, assim que chegarem mais vacinas, a população será comunicada.



Página Anterior