Dia Mundial de Higiene das Mãos é lembrado em campanha interna no Hospital

10/5/2019
No último domingo, 05 de maio, foi o Dia Mundial de Higiene das Mãos. Diante disso, o Hospital Municipal Nossa Senhora de Fátima, de Salto do Lontra, realizou segunda e terça-feira, dias 06 e 07, uma campanha interna de higienização das mãos envolvendo equipes assistenciais, pacientes e colaboradores. A campanha é uma iniciativa da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Nossa Senhora de Fátima.
A idéia é mostrar que a higiene realizada no momento certo e da maneira correta pode salvar vidas. A cada ano, milhões de pacientes em todo o mundo são infectados enquanto recebem assistência à saúde, e esse é considerado como um dos problemas mais frequentes nos ambientes hospitalares. Por isso, durante os próximos dias serão disponibilizadas informações por meio de folder informativo para os profissionais e realizada atividade educativa mostrando dicas de higienização e a importância de manter as mãos sempre limpas.
O principal objetivo é prevenir e minimizar o risco de contágio de doenças dentro do hospital. A campanha tem como base as Diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre Higienização das Mãos em Serviços de Saúde. Segundo elas, é importante que o profissional higienize adequadamente as mãos, antes e após tocar o paciente e também antes de realizar qualquer procedimento, para evitar a transmissão de microorganismos que podem causar infecções.
Se as regras forem seguidas corretamente, é possível reduzir a transmissão de infecções, promover a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde. Vale lembrar, no entanto, que não apenas dentro do hospital essas regras devem ser seguidas. A preocupação com a prevenção da infecção deve ser reforçada em todos os serviços de saúde, sendo fundamental a prática da higiene das mãos em todos os processos de cuidados, podendo ser implantada também na rotina diária dos pacientes, para evitar a disseminação de doenças.
Mãos limpas, paciente seguro!

Foto 1: Equipe de profissionais do Hospital Municipal Nossa Senhora de Fátima, de Salto do Lontra, participa de campanha do Dia Mundial de Higiene das Mãos.



Página Anterior