Mais um mutirão de combate à dengue

Home | Boletins

Município de Salto do Lontra PR
22/03/2024
Salto do Lontra terá mais um mutirão de combate à dengue. Começou nesta quinta-feira, 21, e segue até segunda-feira, dia 25. De acordo com o Coordenador de Combate a Endemias, Everton Bandeira “este mutirão estará sendo realizado devido a aplicação do UBV pesado que iniciamos no último final de semana. Por isso, pedimos aos moradores que façam a limpeza de seus terrenos, suas residências, recolham todo e qualquer tipo de material que possa acumular água e deixe em frente às residências para que possamos dar a destinação correta, esvaziem cisternas e tambores que coletam água da chuva pelo prazo de noventa dias até o final do ciclo epidêmico, verifiquem as calhas, enfim, façam a sua parte, pois cada cidadão é responsável pelo seu quintal” disse.
UBV PESADO
Bandeira explicou também como está sendo a aplicação do UBV pesado, popularmente conhecido como fumacê. “Serão cinco ciclos com intervalo de quatro dias entre uma aplicação e outra. Porém, vale destacar que depende das condições climáticas, pois se estiver chovendo ou muito vento não é possível realizar a aplicação” disse.
Bandeira orientou os moradores. “Pedimos aos munícipes que no momento da aplicação deixem portas e janelas das residências abertas para que o inseticida possa agir também nos mosquitos que estiverem dentro das casas. Idosos e crianças permaneçam dentro das residências por no mínimo 30 minutos no momento em que o UBV estiver sendo aplicado. Abelhas, mirins, pássaros, cães, gatos ou outros animais de pequeno porte devem ser protegidos e em seguida feita a troca da água e da alimentação. Também protejam seus veículos e se necessário façam a limpeza na sequência. O horário de aplicação será entre 04h30 e 08h30 da manhã, e das 17h00 às 21h00. Em caso de dúvida ou para mais informações entre em contato conosco pelo telefone 3538-2422. A luta para vencermos a dengue depende de todos – faça sua parte” finalizou.
SINTOMAS
Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta com início súbito.
- Dor de cabeça.
- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles.
- Perda do paladar e apetite.
- Náuseas e vômitos.
-Tonturas.
- Extremo cansaço.
- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
- Moleza e dor no corpo.
- Muitas dores nos ossos e articulações.
Compartilhe:
Mapa do Site
Galeria de fotos