Salto do Lontra fará aplicação de UBV pesado contra a dengue

Home | Boletins

Município de Salto do Lontra PR
14/03/2024
A Secretaria Municipal de Saúde de Salto do Lontra através da Coordenadoria de Combate à Endemias estará realizando a aplicação de UBV pesado no combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O coordenador de combate a endemias, Everton Bandeira explicou como será. “Estaremos iniciando neste final de semana a aplicação do UBV pesado. Serão cinco ciclos. O primeiro neste sábado e domingo, dias 16 e 17, e os demais com intervalo de quatro dias entre uma aplicação e outra. Porém, vale destacar que dependerá das condições climáticas, pois se estiver chovendo ou muito vento não é possível realizar a aplicação” disse.
Bandeira também orientou os moradores. “Pedimos aos munícipes que no momento da aplicação deixem portas e janelas das residências abertas para que o inseticida possa agir também nos mosquitos que estiverem dentro das casas. Idosos e crianças permaneçam dentro das residências por no mínimo 30 minutos no momento em que o UBV estiver sendo aplicado. Abelhas, mirins, pássaros, cães, gatos ou outros animais de pequeno porte devem ser protegidos e em seguida feita a troca da água e da alimentação. Também protejam seus veículos e se necessário façam a limpeza na sequência. O horário de aplicação será entre 04h30 e 08h30 da manhã, e das 17h00 às 21h00. Em caso de dúvida ou para mais informações entre em contato conosco pelo telefone 3538-2422. A luta para vencermos a dengue depende de todos – faça sua parte” finalizou.
Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta com início súbito.
- Dor de cabeça.
- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles.
- Perda do paladar e apetite.
- Náuseas e vômitos.
-Tonturas.
- Extremo cansaço.
- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
- Moleza e dor no corpo.
- Muitas dores nos ossos e articulações.

Legenda: Na foto o Coordenador de Combate a Endemias de Salto do Lontra, Everton Bandeira.
Compartilhe:
Mapa do Site
Galeria de fotos