Lançada Campanha Setembro Amarelo em Salto do Lontra

01/09/2023
A Administração Municipal de Salto do Lontra, através das Secretarias de Saúde, Educação, e Assistência Social e Cidadania, realizou na manhã desta sexta-feira, 01, na praça central, o lançamento da Campanha Setembro Amarelo com foco na conscientização e prevenção ao suicídio.
Estiveram presentes o Prefeito Fernando Cadore, as secretárias Elaine Gonçalves, Geovana Techio Lopes Belica e Márcia Franz, servidores municipais, alunos do 5º ano da rede municipal de ensino e professores.
A Psicóloga da Secretaria de Saúde, Lediane Muller fez uma fala abordando a importância desta campanha e os cuidados de prevenção. “Estamos fazendo um momento para refletir a importância dos cuidados em saúde mental. Essa campanha tem esse objetivo, é uma campanha mundial, ela faz com que a sociedade se volte para esse assunto tão importante na nossa sociedade. Existem tantas pessoas passando por sofrimento e algumas questões emocionais que precisam serem vistas, serem tratadas. Cuidar da saúde mental é extremamente importante e ainda mais nos tempos modernos e pós-pandemia, é uma necessidade. Nós enquanto secretaria estamos à disposição. Buscar ajuda não é fraqueza. Buscar ajuda é um sinal de força” disse.
O Prefeito Fernando Cadore também enalteceu a importância da Campanha Setembro Amarelo. “Mês dedicado especialmente aos cuidados e a prevenção ao suicídio, um tema muito delicado, muito sensível, mas que não podemos fugir dele. Infelizmente há muitas pessoas com problemas relacionadas à saúde mental, sabe-se que depois da pandemia isso se agravou ainda mais e nós precisamos ter sensibilidade, seguir trabalhando. É um tema extremamente delicado e que depende de um trabalho contínuo. A nossa secretaria de saúde está sempre à disposição, temos pessoas especializadas, profissionais qualificados para dar o suporte necessário para quem precisar” disse.
A Secretária Elaine Gonçalves também destacou a importância da Campanha Setembro Amarelo e disse que a Secretaria de Saúde está sempre à disposição. “Durante este mês teremos atividades com foco na conscientização e prevenção ao suicídio. É um tema muito importante, que a gente precisa estar sempre atenta, e a nossa equipe está à disposição nas unidades de saúde, para orientações, informações, enfim, o que for necessário, durante o ano todo” e agradeceu “obrigado ao apoio da Administração Municipal, ao prefeito Fernando e as demais secretarias parcerias na realização da Campanha Setembro Amarelo aqui em nosso município” finalizou.
A Secretária de Educação, Geovana Techio Lopes Belica anunciou um concurso de redação sobre o tema para os alunos do 5º ano. “Estamos iniciando o mês de setembro com essa campanha que é tão importante para toda a comunidade, para todas as pessoas. É o mundo inteiro fazendo esse movimento com relação a valorização da vida. Nós faremos também durante este mês um concurso de redação com os alunos do 5º ano que estiveram na praça central, os quais estarão produzindo um texto referente ao tema” explicou.
Durante o lançamento o lançamento da Campanha Setembro Amarelo, também foram entregues sementes de girassol para os alunos e em seguida foi feita uma caminhada pelo centro da cidade.
Além disso, durante este mês locais públicos estarão enfeitados com flores artificiais de girassol, que é o símbolo da campanha setembro amarelo.